By Dário Ferreira
Viajar sozinho pode ser emocionante e libertador, mas também pode ser um pouco assustador.
Separamos algumas dicas de segurança para orientar quem viaja sozinho(a)
Antes de viajar, é importante fazer um planejamento cuidadoso. Certifique-se de que seus documentos de viagem estão em ordem e verifique os requisitos de visto e imigração do país que você pretende visitar. Faça uma pesquisa sobre a cultura local, a língua e as tradições. Planeje seu itinerário e certifique-se de que alguém em casa saiba onde você está e como entrar em contato com você.
Ao escolher suas acomodações, certifique-se de escolher um local seguro e confiável. Pesquise avaliações de outros viajantes e verifique se o local tem medidas de segurança, como câmeras de segurança e um cofre para guardar seus pertences. Considere também a localização - prefira ficar em áreas movimentadas e bem iluminadas.
Ao viajar sozinho, é importante estar sempre alerta. Fique atento(a) ao seu redor e evite áreas perigosas ou pouco iluminadas. Não ostente objetos de valor e não deixe sua bolsa ou mochila sem vigilância. Fique atento(a) a possíveis golpes e fraudes, especialmente em áreas turísticas..
Mantenha contato com a sua família e amigos durante a sua viagem. Avise-os sobre seus planos e mantenha-os informados sobre o seu paradeiro. Deixe um itinerário com eles e mantenha-os atualizados sobre qualquer alteração nos seus planos.
Ao utilizar transporte público ou táxis, sempre escolha opções seguras e confiáveis. Evite pegar caronas com estranhos ou usar transporte não regulamentado. Se possível, opte por aplicativos de transporte, que geralmente têm medidas de segurança em vigor, como a verificação de antecedentes dos motoristas.
Por fim, confie em seus instintos. Se algo parecer errado ou perigoso, confie em sua intuição e evite a situação. Não tenha medo de dizer "não" ou mudar seus planos se algo não parecer certo. Lembre-se de que a sua segurança é a prioridade número um durante a sua viagem.